ideias em ciclo
Dentro dos esforços em observar a música popular no Brasil, os estudos sobre o Jazz vem aos poucos formando uma rede de interesses e pesquisas pontuais, nos extremos do País. Observa-se que as experiências travadas em torno do Jazz, confluíram diferentes maneiras de se entender a prática no Brasil e na América Latina, constituída pela mútua influência com outras sonoridades, em sintonia com as necessidades de consumo mundiais e comercio de produtos musicais, circulação de partituras, fonogramas e instrumentos musicais.
Desde 2005, a pesquisadora Marília Giller da Unespar campus II, da início a uma pesquisa voltada para a música produzida no Paraná, com ênfase no objeto Jazz. Estas pesquisas com o tempo também foram ampliadas em níveis nacional e latino americano. Paralelamente, desde 2008 é pesquisadora do projeto internacional sobre ‘Gordon Stretton na América Latina’, em parceria com Jeff Daniels em Liverpool, Inglaterra[1]. Desde 2013 ao se inscrever na IASPM-AL - Associação Internacional para o Estudo da Música Popular[2], passou a participar do grupo de trabalho Jazz na América Latina[3], onde coordenou dois Simpósios sobre em 2014 (Bahia) e 2016 (Cuba).
Durante os últimos anos, vem cruzando informações com outros pesquisadores, jornalistas e músicos sobre o Jazz em suas cidades, como em Manaus, Maranhão, Bahia, Santa Catarina. O Programa: Ciclo de Ideias: o Jazz transatlântico na América Latina justifica-se, pois se observa a necessidade de abrir espaço para a divulgação destas pesquisas e ideias e motivar o intercambio cientifico e pesquisa em Música, especificamente sobre o Jazz em esfera local, nacional e internacional.
1] O livro e o documentário desta pesquisa estão em fase de pré-produção em Liverpool.
[2] http://iaspmal.com/index.php/2016/03/07/jazz-al/
[3] E coordenou ao lado de Berenice Corti (IIEt CABA/Universidad de Buenos Aires), Álvaro Menanteau (Escuela Moderna de Chile), Miguel Vera Cifras (Radio Universidad de Chile) os Simpósios sobre Jazz na América Latina em 2014 ( Bahia) e 2016 ( Cuba).